A ideia do blog é simples, criar um espaço em que eu possa falar sobre o que quiser e quando quiser, expor, analisar, comentar, reclamar, enfim, compartilhar com quem me acompanha tudo que eu achar relevante. Espero que vocês curtam o blog e participem. (:

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Viagem ao Peru - Dicas

Depois de tantos dias escrevendo tudo sobre a viagem aqui, acho que posso dar algumas dicas que podem ajudar quem for fazer essa viagem futuramente a ter uma viagem ainda mais confortável:
  1. A primeira observação a se fazer acho que é sobre vacinas. O Peru tem alguns riscos de doença e por esse motivo a ANVISA orienta que as vacinas estejam em dia, mas é uma ORIENTAÇÃO e não uma exigência. Atualmente nem o Brasil nem o Peru exigem nenhuma vacina nem para entrar nem para sair dos países. De qualquer forma, no site há todas as informações necessárias, sobre as doenças que existem lá e quais as vacinas recomendadas. Essa lista pode ser consultada nesta página.
  2. Sobre o clima: lá faz frio, MESMO, nessa época do meio do ano, não achem que estão exagerando em levar casacos, cachecóis, luvas e toucas. Não precisa de ceroulas por exemplo, a não ser que você realmente sinta muito frio, mas é bom levar meias grossas, e no caso das mulheres, meias-calça para colocar por baixo de outra roupa nos dias mais frios.
  3. Quanto ao calçado, prefira os com o cano um pouco mais alto, eu levei uma espécie de bota para trilha, com o cano na altura do tornozelo e  me serviu muito bem, fica quentinho e é super confortável para as caminhadas em solo acidentado.
  4. Uma dica boa sobre o que levar é: levem só o necessário. Sério, pelo menos se forem fazer o tipo de viagem que nós fizemos. Quem acompanhou o blog percebeu, nós dormimos uma noite em cada cidade no máximo, e mudar toda hora de hotel com muita bagagem dá muito trabalho. A nossa estratégia para simplificar essas locomoções foi cada um levar uma mala pequena, com rodinhas de forma que cada um ficasse responsável pela sua, sem depender de ter alguém pra ajudar a carregar por causa do peso, por exemplo. E aí, aconselho ainda, que levem uma mochila, para carregar o que for necessário durante os passeios, como máquina, água, um lachinho, carteira, artigos de higiene pessoal e para ir colocando o que você comparar durante o dia, porque ficar carregando sacolinhas é um saco, né?!
  5. Em relação ao que falei sobre os probleminhas com a alimentação, realmente acontecem, e como você não vai querer a sua viagem interrompida por diarréia e mal estar, evite comer tudo o que não for cozido, folhas, salada e até frutas com casca. Felizmente nenhum de nós passou mal durante a viagem, mas vimos muitos casos nos grupos em que estávamos, então fiquem atentos.
  6. Importante para quem for fazer passeios em altitudes maiores, é lembrar de usar a folha de coca, escalham entre uma das várias formas de consumí-la. Ajuda muito. E já que estou comentando sobre isso, bom lembrar também dá dica do álcool, que comentei no post do passeio no Vale do Colca.
  7. Outra boa dica é que não comprem nada por impulso, geralmente os preços nas feras divergem muito de uma barraca para outra, para vocês terem noção, em uma fera que fomos, eu queria comprar um chaveirinho e me cobraram por uma peça exatamente igual: 8 soles em uma barraca, depois 12 em outra barraca e finalmente me ofereceram o chaveirinho por 5 soles em uma barraca diferente. Então procurem e pechinchem, porque das peças características, as que geralmente procuramos para levar de presentinhos, todas as barracas vão ter exatamente igual e com essa variação absurda de preço, pensem!
  8. Lá é super seguro, não se preocupem de andar nas ruas à noite, com mochila, máquina, etc. Só prestar atenção, sempre, como em qualquer lugar, porque infelizmente, apesar de não ser comum, as coisas acontecem eventualmente.
  9. É bom levar dinheiro em cash, para facilitar a compra de besteirinhas, compras em feiras de artesanato e água, lanchinhos, etc.
  10. Tem muitos caixas eletrônicos nas cidades, então se vocês estão levando cartão para sacar dinheiro, não se preocupem, será fácil utilizá-lo. Nós optamos pelo Visa Travel Money, e foi uma ótima opção, realmente fácil de usar, quase todo lugar tem caixa de bandeira Visa e quase tudo, com exceção dos taxis, aceita cartão.
  11. Falando em taxi, no Peru os taxis não tem taximetro, de modo que o valor do trecho depende da distância. Novamente, negociem; em geral os valores são baixos e justos, mas melhor combinar o preço logo que disser ao motorista para onde vai, para não ter surpresas na hora de pagar.
  12. A última dica é: curtam muito! Prestem atenção nas explicações dos guias, porque é ótimo aprender na prática e lá é exatamente isso que vocês vão fazer. Melhor do que ler qualquer livro, ou assistir a qualquer documentário. Relaxem e aproveitem tudo o que o Peru tem a oferecer; a cultura, a história, a hospitalidade. E deleitem-se com essa viagem maravilhosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário