A ideia do blog é simples, criar um espaço em que eu possa falar sobre o que quiser e quando quiser, expor, analisar, comentar, reclamar, enfim, compartilhar com quem me acompanha tudo que eu achar relevante. Espero que vocês curtam o blog e participem. (:

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dia 4 - Vale do Colca/Arequipa

Hoje infelizmente nos despedimos do Colca-PERFEITO-Lodge para terminarmos o passeio no Vale e retornamos a Arequipa no fim da tarde. A programação de hoje foi bem tranquila, saimos do hotel cedo e seguimos para o Colca Cânion, fazendo algumas paradas durante o caminho para admirar a paisagem. Hoje tivemos uma verdadeira aula sobre tradições incas, colonias e as atuais dos arequipeños que moram no Colca Vale, foi muito interessante, essa é mais uma das vantagens de fazer passeios com guias turísticos, se aprende muito! Que a cultura do peru é riquissíma, todo mundo sabe, mas de pertinho assim, vendo tudo o que se ouve comentar e podendo perceber realmente sobre o que as observações da guia se tratam, fica ainda mais rico!
O nosso destino, como já disse era o cânion. Depois de muita história, muitas curisosidades e algumas paradas estratégicas para curtir o visual de cima das montanhas, chegamos ao ponto em que tem o mirante do cânion, chamado Cruz de Los Condores; "Cruz" porque devido à colonização espanhola e a consequente cristianização do povo peruano, tem uma cruz no ponto mais alto do mirante e "de los condores", porque tem condores lá, hehehe. A vista do cânion desse mirante é SENSACIONAL, são 1200 metros de profundidade em relação ao mirante, que fica a 3700 metros de altitude em relação ao nível do mar. Com sorte e se o horário e o clima estiverem ideais, pode-se, ainda, ver condores, muitos, que voam muito perto do mirante e são realmente um show a parte. Os condores são aves enormes, alguns chegam a 3 metros de envergadura das asas, entretanto o mais comum é que tenham cerca de 2 metros, são uma das maiores aves dos Andes.
No mirante conseguimos tomar um pouco de sol, o que deu uma super aliviada no frio dos últimos 3 dias e também conseguimos achar frutas para comprar, o que foi ótimo. O saldo de hoje foi positivíssimo, comemos bananas*, tomamos sol, treinei o meu inglês mais um pouco, com o pessoal do nosso grupo, principalemte os canadenses, com quem passei um bom tempo conversando e descansamos um pouco.
*Essa questão das frutas, deixe-me explicar melhor. Quando fechamos a viagem fomos advertidos que é muito comum brasileiros e outros turistas também ficarem doentes por causa da água, das frutas e das verduras não cozidas aqui no Peru. Não é nada muito grave, nenhum vírus super contagioso, nem nenhuma super bactéria, mas acontece que as bactérias comuns aqui do Peru, aquelas que se instalam na flora intestinal e etc., aqui são muito diferentes, de modo que os turistas não estão acostumados e acabam ficando com mal estar generalizado, se é que me entedem. Como não queremos arriscar ter que interromper nossa viagem com muitas idas ao banheiro, resolvemos tomar a advertência bem a sério e estamos evitando comer tudo o que não passa por processo de cozimento, estamos tomando água só engarrafada e frutas que se consome com casca estão terminantemente proibidas. por isso achar bananas hoje foi tão agradável: a primeira fruta que comi em 4 dias. Pois é, mas antes isso do que ficar mal. Hoje estávamos perto de um outro grupo e a guia deles comentou em alto e bom som que alguns alemães do grupo estavam passando mal por causa da água, péssimo, né?! Não queremos que ocorra conosco.
Saindo do cânion voltamos a Chivay, onde almoçamos em um restaurante similar ao de ontem, também muito gostoso e que também esqueci de anotar o nome e depois retornamos a Arequipa. Agora estamos no Hotel Libertador, onde jantamos e iremos ao bar daqui a pouco, tomar um Pisco Sour. Um dia tranquilo, para que descansemos um pouco. Afinal, amanhã já decolamos novamente, desta vez para Cuzco, onde vários outro passeio nos esperam. Vou lá tomar meu drink, até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário