A ideia do blog é simples, criar um espaço em que eu possa falar sobre o que quiser e quando quiser, expor, analisar, comentar, reclamar, enfim, compartilhar com quem me acompanha tudo que eu achar relevante. Espero que vocês curtam o blog e participem. (:

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dia 3 - Vale do Colca

Hoje o dia foi super tenso, mas tambèm ótimo. Sei que digo isso todo dia, de um quesito ou outro, mas é que toda hora alguma coisa me impressiona. Bom, hoje o dia começou cedo, fizemos um passeio em grupo até Colca, onde estamos agora e onde passaremos a noite, para fazermos um outro trecho do passeio amanhã. Foi a 1ª vez que estivemos em um grupo desde o comço da viagem e foi maravilhoso. O grupo é super diversificado e a nossa guia é ótima, além do motorista da van, que também é super prestativo. O nosso grupo tem peruanos, uma familia de espanhóis, um casal de canadenses, um casal alemão e outro dinamarquês e nós, é claro.
O passeio hoje durou cerca de 7 horas e meia ao todo. Saimos do hotel de Arequipa às 8h15 e chegamos ao novo hotel, em Colca às 15h e alguma coisa. Colca fica a aproximadamente 175 Km de Arequipa, em um caminho de muuuuuitas subidas. É um ótimo passeio para tirar fotos, as paisagens são deslumbrantes. Hoje, como comentei ontem, saímos dos 2300 metros de altitude de Arequipa e alcançamos 4910 metros, no pont mais alto do trajeto. E, como previ ontem, tudo o que não sofri com a altitude de Arequipa, sofri hoje. Senti-me realmente mal, chegando inclusive a achar que ia desmaiar, em mais de um momento. A subida não é brusca, fizemos várias paradas para irmos nos acostumando, mas meu organismo não correspondeu muito rapidamente. Durante a subida ao ponto de 4910 metros de altitude, chamado Mirante de Los Andes, foi realmente difícil, para mim, ficar em pé, motivo pelo qual tirei pouquíssimas fotos, mal conseguia ficar sentada, passei a maior parte do tempo recostada, sorte que o banco da van era reclinável! Só melhorei quando começamos a descer, pois embora o caminho tenha muitos pontos altos, Colca fica um pouco mais abaixo, por volta dos 3000 metros de altitude. Eu não fui a única a passar mal, no grupo de umas 15 pessoas, umas 6 ficaram indispostas, o que me reconforta, porque quer dizer que não sou fresca, hahaha o trajeto é que é complicado mesmo.
Embora eu tenha passado bastante mal, isso não é uma sentença, depende do metabolismo de cada um, até porque existem alguns modos de ajudarmos nosso organismo a se acostumar com o ar rarefeito. O principal modo de fazer isso é com a folha de Coca, que aqui é muito importante e muito usada. Entre outras propriedades que possui, a folha de Coca promove o aumento da circulação sanguínea e incentiva a produção de glóbulos brancos. A folha de Coca não deve ser ingerida, então é consumida através de chás, caramelos e sendo mastigada (como o tabaco), dessa última forma o gosto fica extremamente desagradável (não que eu tenha experimentado, mas talvez se tivesse não teria passado tão mal, pois desse modo ela é absorvida mais rapidamente), então as balinhas e o chá são ótimas opções, eu experimentei amabas, e estão aprovadas. (: Outra dica é carregar consigo um pouco de álcool e algodão  ou agase e quando se sentir enjoado ou tonto passar um pouco na testa, temporas, atrás das orelhas e inalar profundamente, parece estranho, mas emboa eu não saiba explicar porque, me ajudou muito e de forma rápida. Eu tive a sorte de estar com uma guia, que me ensinou o truque, mas para aqueles que viajam sozinhos é uma dica valiosa, pode salvar o passeio.
Voltemos às observações sobre a excursão. Enquanto subiamos tivemos uma visão mais próxima dos vulcões que citei ontem e inclusive as estradas deram uma volta (por baixo) nos vulcões Misti e Chachani. Além das formações vulcânicas e das montanhas, podemos observar muitos rebanhos de Llamas, Vincuñas, Alpacas e ovelhas. Durante as subidas passamos por muitas formações gelosas e lagos congelados (imaginem o friiiio!), ah, eu vi neve pela primeira vez *-*. Depois de descermos chegamos a Chivay, o lugar onde fica Colca e almoçamos em um restaurante bastante simples, mas com uma comida deliciosa, um self-service de comidas típicas peruanas, que infelizmente não lembro  nome, porque cheguei lá passando bem mal e não tomei nota e na saída esqueci também de reparar o nome. Depois do almoço deixamos todos do grupo em seus hotéis e só ai viemos ao nosso, que era o mais distante, por isso fomos os últimos. Ok, preciso de um parágrafo só para falar do hotel e juro que termino.
O nosso hotel é MA-RA-VI-LHO-SO e eu simplesmente não acredito que retornaremos para Arequipa amanhã, queria ficar aqui pelo menos uns 4 dias para curtir tudo que o Colca Logde tem para oferecer. Eu não sei como explicar o que tem aqui, então podem ter uma ideia pelo site do hotel, clicando no link. Eu sei que geralmente site de estabelecimentos exageram e as fotos acabam sendo um pouco mais generosas do que a realidade, mas o site desse hotel jamais poderia passar sequer um quinto do encantamento que é isso aqui. É sério, estamos no paraíso Arequipeño. RECOMENDO MUITO!
Por hoje é isso, mañana voy a escribir a ustedes de nuevo. Besos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário