A ideia do blog é simples, criar um espaço em que eu possa falar sobre o que quiser e quando quiser, expor, analisar, comentar, reclamar, enfim, compartilhar com quem me acompanha tudo que eu achar relevante. Espero que vocês curtam o blog e participem. (:

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Viver de passado

Algumas coisas não há como mudar. Mas e quando o final do capítulo não nos agrada? E quando a gente quer um final diferente?
Viver significa fazer escolhas, o tempo todo, por tudo e para tudo. Você pode escolher ficar ou ir, amar ou não, ligar, ignorar, se omitir. Você pode escolher correr atrás, dar um voto de confiança ou desistir. Você pode, mas tem que saber que haverá consequências. E tem que saber lidar com elas, porque quando você faz a escolha que te parece correta e depois não gosta dos fatos subsequentes, você vira um museu de ideias e de sentimentos.
Eu não chamo de arrependimento. Chamo de curiosidade, de persistência. Tem quem chame de teimosia.
Não é arrependimento, porque a gente aprende com a escolha errada, então não tem como se arrepender. Por mais que seja uma lição em cima de um erro, aprendizados são sempre bem vindos. É curiosidade, porque você quer saber o "e se", você quer ver o que acontece se escolher outra opção. É persistência, porque mesmo tendo dado errado, você quer tentar de novo, você não desiste. E é teimosia, porque você quer correr atrás de fatos passados e concluídos.
Eu entendo que nossas decisões formam planos que se sobrepõem e complementam. Se você tem duas possibilidades, então o plano "A" e o plano "B", paralelos e concorrentes, estão a sua disposição. E entendo que as nossas expectativas formam planos também, então o resultado que você espera é o plano "X".
Para alcançar "X" você pode ir por "A" ou por "B". Se você escolhe "A" e não alcança "X", o que te impede de tentar "B"?
O meu objetivo é a felicidade. E as minhas decisões já foram várias e tantas, que hoje não sei se estou no caminho de ida ou de volta. Só sei, que se o plano "A" não me levou ao fim que eu desejava, não há porque não retornar ao início e tentar "B", "C", "D", "E", "F"... Quando der certo, aí eu paro. Porque nesse momento, quando eu alcançar "X", viver de presente me será suficiente. Mas enquanto isso, enquanto ainda estou no caminho, vou vivendo de passado e sonhando com o futuro. Quem sabe meu futuro não está no meu passado? E quem sabe o meu presente é o meu passado no futuro??

Nenhum comentário:

Postar um comentário