A ideia do blog é simples, criar um espaço em que eu possa falar sobre o que quiser e quando quiser, expor, analisar, comentar, reclamar, enfim, compartilhar com quem me acompanha tudo que eu achar relevante. Espero que vocês curtam o blog e participem. (:

terça-feira, 15 de junho de 2010

O Acre existe!(?)

Acre é um estado brasileiro situado no extremo oeste da Região Norte e que faz fronteira com os estados do Amazonas e Rondônia. Mais conhecido como a bundinha do Brasil, o Estado foi, historicamente, a última grande área a ser incorporada ao território brasileiro. Uma curiosidade sobre sua localização é que por ser o único estado compreendido no quinto fuso-horário em relação a Greenwich seu horário é duas horas atrasado em relação a Brasília.
O Acre tem 152.581,4 km² de extensão, o que o torna um pouco menor que a Tunísia (que, para os menos informados, é um país da África), tem 680.073 habitantes e quase nenhum reconhecimento. A não ser, nas piadas, você já deve ter ouvido várias. Mas também, não é difícil fazer piada de um lugar em que as pessoas têm que pegar balsa pra ir trabalhar ou ir pra escola... Na internet dá pra achar algumas boas:

Pesquisa: ACRE

Você quis dizer: Terra do Nunca
Google Earth sobre Acre

Você quis dizer: Nada
Google sobre Acre

E provavelmente você não conhece muitos acreanos, então fazer piada sobre o Acre geralmente não tem grande poder ofensivo. Isso porque o Acre tem aproximadamente 90% do seu território coberto por florestas e sua capital, Rio Branco, concentra cerca de 50% de sua população.
Mas, brincadeiras a parte, a verdade é que o Estado tem muita coisa boa a oferecer e o post de hoje, para quem estiver se perguntando por que diabos eu resolvi falar do Acre de repente, é porque hoje é aniversário do Acre!
Eu andei fazendo umas pesquisas e descobri que tem um bocado de gente conhecida que nasceu no Acre. Glória Perez, a dramaturga que escreve novelas da Globo; João Donato, compositor e pianista,precursor da Bossa Nova, fez diversas parcerias com Gilberto Gil, Tom Jobin, Vinícius de Moraes e até Cazuza; Marina Silva, nossa candidata à Presidência; Armando Nogueira, criador do Jornal Nacional; Chico Mendes, líder seringueiro e mártir da preservação da Amazônia; entre outros. Pois é, para quem tinha alguma dúvida, o Acre existe. E nasce gente lá!
Em termos de herança cultural é uma mistura da cultura indígena e da nordestina. Os pratos principais e considerados típicos de lá são o pato no tucupi, pirarucu, tacacá, bobó de camarão, vatapá e carne de sol com macaxeira. Reconheceu algumas das comidas tipicas do nordeste, né? Sabe como é, não deu tempo de inventarem pratos próprios ainda. :x hahaha brincadeirinha.
Em questão religiosa, o Acre tem um santo de origem indígena. Parece contraditório, mas lá a Igreja, ou Centro de Iluminação Cristã Universal, aceita e pratica o Ritual do Santo Daime (Daime é um chá natural, feito com folhas e cipó, da cultura indígena). Legal, né? Eu adorei!

Bom, chega da parte nerd do post.
Achei em algumas páginas da internet as seguintes “curiosidades” (para não dizer sacanagens) sobre o Acre:

- Acre é um erro da matrix;
- Indiana Jones nunca encontrou o Acre;
- Judas perdeu as botas no Acre;
- Wally está no Acre;
- O Acre é uma das entradas para ilha de Lost;
- O Capitão Planeta é acriano;
- Umpa Lumpas são naturais do Acre;
- A história sem fim termina no Acre.


E os "comentários"(ehuiehuiehuiehuie):

"Encontrei o esconderijo perfeito"
Belchior quando encontrou o Acre (Ninguem sabe como)

"404 Not Found"
Internet Explorer sobre Acre

"Fronteiras do Acre: El Dorado ao norte, Atlântida a oeste, Sodoma e Gomorra ao sul, Camelot a leste."
Atlas Universitário sobre o Acre

"Nunca ouvi falar, maaaaaaas tudo bem!"
Maísa sobre o Acre

"Acre? Isso é lenda!"
Curupira sobre Acre

"Recebemos mais turistas por ano que eles."
População de Atlântida sobre Acre

"Só acredito vendo!"
Stevie Wonder sobre Acre

"Nunca vi nem comi eu só ouço falar!"
Zeca Pagodinho sobre Acre

"O novo estádio do corinthians será construído lá. "
Presidente do corinthians sobre Acre

"Se eu te contar onde o Acre está, terei que te matar depois."
James Bond sobre o Acre

Chega de besteira por hoje, né?
Boa noite!


*Agradecimentos à galera da Desciclopédia!* Hahahaha 
P.S.: Esse post foi uma brincadeira, gente. Então nada de ficar chateado se você for acreano, ok?  A intensão jamais é de ofender alguém aqui nesse blog! :) E eu aprendi um bocado escrevendo o post. (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário