A ideia do blog é simples, criar um espaço em que eu possa falar sobre o que quiser e quando quiser, expor, analisar, comentar, reclamar, enfim, compartilhar com quem me acompanha tudo que eu achar relevante. Espero que vocês curtam o blog e participem. (:

domingo, 8 de maio de 2011

Mãe

Mãe é tão complexo que é quase inacreditável caber em uma palavra tão pequena. É uma função tão extraordinariamente complexa que torna até as mulheres mais descomplicadas em mulheres loucas e descontroladas e tudo isso, porque de repente ser só mulher não é suficiente. Por isso, e os pais que me perdoem, homens nunca vão entender a dimensão da complexidade de ser mãe. É que para isso teriam que entender antes a complexidade de ser mulher. Podem dizer o que quiserem, que hoje a mulher já conquistou tanto que está equiparada socielmente ao homem etc, etc. Tudo bem. A gente não espera que vocês entendam. Ser mulher é muito mais do que está ao alcance da evolução social, das palavras e da mente de vocês.
Mãe é inexplicável, é incerto, impreciso, inintelígivel. Mãe é única, ainda que sejam milhões. E é uma pra cada filho, ainda que haja mães de 15. Mãe depende do humor, da idade, do estilo, do filho, da criação que a mãe dela deu, de como ela encarou isso e depende principalmente de cada dia. Mãe tem idéias fixas, difusas, confusas, transcedentes, algumas discutíveis e umas que elas não nos permitem nem pensar em questionar. Mãe tem dia que é só amor, tem dia que é só patada, tem dia que parece que foi todo dia assim.
Mãe é um mix de sentimentos tão forte que não dá pra saber se é pra chorar ou para rir. Você já viu a sua mãe sorrir? Quanto valor você dá pra essa imagem? Independente de ela rir todos os dias ou de ser mais recatada, você guarda isso contigo? E chorando, já viu sua mãe assim? Você já viu a sua mãe chorando por sua causa? Porque  caiu e ralou o joelho, porque você fez besteira ou de emoção por alguma coisa que você fez... Sua mãe chorou quando você se casou, anunciou o primeiro filho ou então, sua mãe chorou alguma vez enquanto você a abraçava? A maioria dos filhos responde sim para todas essas perguntas, é porque mãe é assim, imprevisivelmente previsível.
Mãe fica acordada enquanto não tiver notícia suas, vive angustiada, senão com a sua saúde, com a ausência dela ou com seus estudos, sua profissão, seu futuro. Pai também, a diferença é que mãe é o pai com picos de hormônio, atividade de humor intensa e inconstante, nisso implica toda essa complexidade de que falei.
Mãe dispensa quase todas as explicações (até porque elas tem esse poder sobrehumano de ler nossas mentes). Mãe é sentimento puro e de entrega total. É um emprego em horário integral, sem direito a férias, feriado e muito menos remuneração. Mãe é mãe todo santo dia. Mãe é dedicação, um caminho só de ida, um predicado irrevogável. Mãe é tanto amor que mal cabe no dia-a-dia.
Enfim, sobre ser mãe eu não posso dizer muito, mas sobre ter toda essa complexidade de mãe na minha vida, eu posso dizer muito e, resumindo, que sem você eu nada seria.
Obrigada por tudo, mãe! E parabéns por ser a melhor mãe que você pode ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário