A ideia do blog é simples, criar um espaço em que eu possa falar sobre o que quiser e quando quiser, expor, analisar, comentar, reclamar, enfim, compartilhar com quem me acompanha tudo que eu achar relevante. Espero que vocês curtam o blog e participem. (:

domingo, 6 de março de 2011

Renata II

Renata cansou. Cansou de concordar com tudo, de dizer que está tudo bem, de fingir que não viu e de olhar pro outro lado. Ela cansou de servir de exemplo, de ser o modelo e de ser o bode expiatório. Renata cansou de tudo. Cansou de ser tudo tão difícil quando podia ser bem mais fácil. E apesar de gostar do difícil e da inconstância de ser Renata, resolveu simplificar a busca pela felicidade, porque cansou de ser tão complicada.
Renata cansou de finalizar cada fase. Agora, prefere deixar guardados os pontos finais e os de exclamação e adotar mais pontos, vírgulas, interrogações e, quem diria, as reticências. Logo ela, que sempre detestou as reticências (não as escritas, mas as reticências da vida, aquelas que a gente coloca sem querer e não sabe quando vão ser retiradas). Renata cansou dos pontos porque detesta finais e exatamente por não simpatizar com eles, só os usa quando é a opção certa, com certeza. Renata sabe que tem que tomar decisões, mas cansou de tudo o que é definitivo. Renata prefere deixar a vida em suspenso até que tenha certeza de que depois do ponto final vai ter um "feliz para sempre", o que não quer dizer, que ela não seja feliz agora, ela é feliz o bastante, mas a final de contas não é para buscar a felicidade que vivemos? Renata sabe que o final depende dela e por isso prefere continuar a busca pelo ponto final perfeito.
Se Renata fosse mais decidida ou se tivesse algumas habilidades sociais mais avançadas talvez achasse esse ponto final mais rápido, ainda que fosse o ponto de um parágrafo, apenas, e que tivesse vários outros para escrever depois. Mas Renata cansou de ter pressa e prefere encher seu parágrafo de vírgulas, pelo menos por enquanto.
Renata é uma confusão pra ela e pros outros. Renata não se explica muito, por que nem ela se entende e não se estuda muito, porque se confunde, me confunde e se confunde comigo. Renata só sabe que tem que achar dentro dela um jeito de mudar alguma coisa, porque cansou. Cansou de ser quem esperam que ela seja e cansou de caber em todas as molduras em que a encaixam. Renata cansou de quem ela é, ainda que não saiba exatamente quem ou o que ela seja.
Renata cansou de ser feliz, mas não se sentir assim. Renata escreveu na sua parede: "Se não fosse eu, eu seria tão feliz."* e está de-ci-di-da a ser uma "eu" diferente só para ser bem mais feliz do que o "eu" que ela poderia ser se não fosse o "eu" que ela é.
Renata estava com saudade de vocês.

* Frase de Tati Bernardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário