A ideia do blog é simples, criar um espaço em que eu possa falar sobre o que quiser e quando quiser, expor, analisar, comentar, reclamar, enfim, compartilhar com quem me acompanha tudo que eu achar relevante. Espero que vocês curtam o blog e participem. (:

domingo, 19 de dezembro de 2010

Família... papai, mamãe, titia?

Falar de família é sempre complicado. Aliás, sabe quando as pessoas dizem que discutir futebol, política e religião sempre dá confusão? Eu acho que falar sobre família é tão problemático quanto qualquer um desses assuntos.
Família é naturalmente complicado... Porque às vezes as pessoas com quem você é ligada pelo sangue, não dividem o mesmo espírito que você e essa incompatibilidade gera diferenças irresolúveis. Podem ser diferenças maiores ou menores, mas sempre há algumas, em toda família.
Não existe família sem um desocupado, alguém que não gosta de estudar ou de trabalhar ou sem alguém preconceituoso, um adúltero ou alguém que teve filho muito cedo, na opinião dos outros. Sempre tem alguém com quem nós não dos damos bem. E mesmo assim, continua sendo família, por uma simples questão de genética.
Toda família tem e não adianta negar, alguém fofoqueiro ou insatisfeito com tudo que os outros fazem, sempre tem um reclamão ou um religioso exarcebado. Sempre tem alguém que não respeita as decisões dos outros e que acha que é dono da verdade. Alguém que nunca está satisfeito e uma pessoa que quer chamar atenção. Sempre tem alguém que pede dinheiro e não devolve ou que gasta demais e depois fica se lamentando.
E mesmo quando não tem ninguém assim, ainda existem os problemas. Família é a solução pra muita coisa, mas também é o motivo de discórdia de muitas outras.
Porque sempre vai ter uma tia que acha que é mãe, a avó que acha que a filha não cuida dos filhos do jeito que devia ou que acha que a nora não é boa o suficiente pro seu filhinho. Sempre tem a sogra chata ou o sogro beberrão, quando não é o marido, mesmo. Sempre tem a avó que mima todo mundo e a netinha mimada que acha que é a reencarnação da princesa Anastácia. Sempre tem os sobrinhos que parecem filhos da peste de tanta bagunça que fazem. E sempre tem alguém maníaco por limpeza ou por organização ou então alguém muito relaxado. E isso sempre vai incomodar outro alguém.
Família é a materialização das palavras 'problema' e 'confusão', porque nunca vai estar perfeito e nem bom o suficiente. Porque tem sempre alguma coisa que devia mudar, mas se não está bom pra um, pode ter certeza que está bom pra outro. E por isso não muda nunca. Porque o preguiçoso não quer levantar, a nora não vai mudar o jeito de criar os filhos e a sogra não vai parar de reclamar. Os sobrinhos não vão parar de quebrar as coisas e a avó não vai deixar de mimar os netos. O gastão não vai deixar de comprar e o maníaco por limpeza não vai deixar o álcool gel encostado.
Essa essência nunca muda, as famílias foram assim no passado, são assim agora e vão continuar sendo assim no futuro. A reprovação vai continuar sendo silenciosa para não causar muito transtorno e nós vamos continuar amando, convivendo e aceitando até os comportamentos mais inaceitáveis.
Família ê! Família, ah! Família...
* Referência à música “Família” dos Titãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário